quarta-feira, 24 de novembro de 2010

diretamente da frente de batalha

Estou escrevendo de casa, com a Band 49 ligada, acompanhando o relato do Boechat e de seus ouvintes sobre os incêndios que aterrorizam a cidade. Estou com medo de sair de casa, pois moro na Usina e meu trajeto fatalmente incluirá a Paulo de Frontin, onde esta madrugada um ou mais carros foram incendiados.

Aparentemente a Paulo de Frontin é uma das áreas de conflito, tanto como a Praça General Osório, Laranjeiras, Brás de Pina - enfim, a cidade é uma área de conflito. O chefe da polícia mandou avisar que isto acontece porque os bandidos estão aterrorizados, mas minha impressão é outra. Parece que os bandidos estão agindo com muita calma e muita frieza, com o simples objetivo de aterrorizar a população. Ou seja, me desculpem, doutor chefe da polícia e demais autoridades, municipais, estaduais e federais, quem está aterrorizada é a pupulação desta cidade uma vez dita "maravilhosa".

A impressão é que esta é uma cidade fadada ao desastre. Enquanto o prefeito recupera o cais do porto, imitando uma recuperação ao estilo novaiorquino, enquanto o governador blinda a Zona Sul e a Tijuca, para atender aos compromissos assumidos em função da próxima Copa do Mundo, as ruas continuam esburacadas, os sinais de trânsito continuam desprezados, os ônibus vazios continuam a atravancar as ruas, o metrô continua um experimento de como transformar um vagão numa irrespirável lata de sardinhas.

Minha vontade é me refugiar no meu sítio em Friburgo, mas temo ter o carro incendiado no trajeto, na temível Linha Vermelha. O que fazer? Acho que hoje o melhor é ficar em casa, na Usina do Borel e da Formiga "pacificados", lendo Rubem Braga e José Carlos de Oliveira, para, pelo menos na ilusão, sentir que ainda moro na Cidade Maravilhosa...

Maravilhosa? Quem dera...

Um comentário:

  1. Não queria ser o primeiro a comentar... mas gostei...Tudo a ver..Tou com vc e não abro.Muita lucidez (que palavrão!só falta o "inserido no contexto").Muito boa a idéia de criar um blog, é a bola da vez e vc tem o que dizer.Já falou, já disse.Agora, como prêmio por ser o primeirão, eu quero uma cópia do filme sobre Heitor dos Prazeres, hahaha!Abraço, parabéns, estarei sempre por aqui.

    ResponderExcluir